quarta-feira, 25 de novembro de 2009


undefined

MUNDO DIGITAL-O NOVO PARCEIRO DA APRENDIZAGEM
Os meios de comunicação integrados aos computadores, tem causado grandes mudanças, que podemos ver, por exemplo, no aumento das informações que recebemos devido à velocidade com que estas chegam; maior acessibilidade à diversidade e criatividade de idéias; a inovação nos meios de comunicação, entre tantas outras transformações que esses produtos do avanço tecnológico causaram.
Essas mudanças no mundo externo, como sempre, também afetaram o mundo da aprendizagem.
Como as informações chegam rapidamente e em grande quantidade, é preciso lançar mão desses novos recursos para absorver todos os conteúdos atualizados, e em um menor tempo possível, para acompanharmos a velocidade dos tempos modernos.
Com tantos sites que oferecem idéias, muitas informações e uma nova maneira de comunicação,como os sites de bate-papo e de relacionamento, pode-se ter acesso (aliás, de maneira prazerosa e até divertida) a muitos conteúdos, que com tantas inovações e recursos, assimilamos com facilidade.
É por isso que, os computadores e a Internet devem ser os grandes aliados dos professores no processo de aprendizagem.
Eles devem colaborar para que a aprendizagem se torne mais interessante, fácil e que possibilite ao aluno ver o mundo que existe fora dos livros e da lousa.
Mas esses recursos devem acrescentar, e não limitar. É preciso que haja um trabalho dosando-os com outros métodos.
Quanto a nós, profissionais, utilizamos esses instrumentos também para aprender, trocar experiências, buscar informações, respostas...Enfim, enriquece a aprendizagem dos nossos alunos e também a nossa.
Isso tudo nos impulsiona a conhecer mais esse novo mundo digital, para que nele estejamos todos incluídos.
Afinal, somos e seremos sempre seres inacabados, prontos para a transformação e evolução.


BRINCAR NA ESCOLA
Angela Cristina Munhoz Maluf

"O lúdico é o parceiro do professor"
Brincar hoje nas escolas, está ausente de uma proposta pedagógica que incorpore o lúdico como eixo do trabalho infantil.
É rara a escola que invista neste aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira, na sala de aula ou ela é utilizada com um papel didático, ou é considerada uma perda de tempo. E até no recreio, a criança precisa conviver com um monte de proibições, como também ocorre nos prédio, clubes, etc.
Quem trabalha na Educação de crianças deve saber que podemos sempre desenvolver a motricidade, à atenção e a imaginação de uma criança.
A capacidade de brincar, abre para todos: crianças, jovens e adultos, uma possibilidade de decifrar enigmas que os rodeiam. A brincadeira é o momento sobre si mesmo e sobre o mundo, dentro de um contexto de faz-de-conta. Nas escolas isto é comumente esquecido.
Brincadeira e aprendizagem são consideradas ações com finalidades bastante diferentes e não podem habitar o mesmo espaço e tempo. Isto não está certo, O professor é quem cria oportunidades para que o Brincar aconteça, sem atrapalhar as aulas. São os recreios, os momentos livres ou as horas de descanso.
Brincar juntos reforça laços afetivos. É uma maneira de manifestar nosso amor à criança. Todas as crianças gostam de brincar com os professores, pais, irmãos, e avós. A participação do adulto na brincadeira com a criança eleva o nível de interesse pelo enriquecimento que proporciona, pode também contribuir para o esclarecimento de dúvidas referentes as regras das brincadeiras. A criança sente-se ao mesmo tempo prestigiada e desafiada quando o parceiro da brincadeira é um adulto. Este, por sua vez pode levar a criança a fazer descobertas e a viver experiências que tornam o brincar mais estimulante e mais rico em aprendizado.
Pode-se afirmar que o Brincar enquanto promotor da capacidade e potencialidade da criança, deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, tendo como espaço privilegiado, a sala de aula.
Muito pode ser trabalhado a partir de jogos e brincadeiras. Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regras, desenhar entre outras atividades, constituem meios prazerosos de aprendizagem.
A medida que a criança interage com os objetos e com outras pessoas, construirá relações e conhecimentos à respeito do mundo em que vive. Aos poucos, a escola, a família, em conjunto, deveram favorecer uma ação de liberdade para a criança, uma sociabilização que se dará gradativamente, através das relações que ela irá estabelecer com seus colegas, professores e outros pessoas.
Para que isso aconteça, a criança não deve sentir-se bloqueada, nem tão pouco oprimida em seus sentimentos e desejos. Suas diferenças e experiências individuais devem, principalmente na escola, ter um espaço relevante sendo respeitadas nas relações com o adulto e com outras crianças. Brincando em grupo as crianças envolvem-se em uma situação imaginária onde cada um poderá exercer papéis diversos aos de sua realidade, além de que, estarão necessariamente submetidas a regras de comportamento e atitude.
Devemos ter espírito aberto ao lúdico, reconhecer a sua importância enquanto fator de desenvolvimento da criança. Seria importante termos na sala de aula um cantinho com alguns brinquedos e materiais para brincadeiras. Na verdade qualquer sala de aula disponível é apropriada para as crianças brincarem. Podemos ensinar as crianças também, a produzir brinquedos. O que ocorre geralmente nas escolas é que o trabalho de construir brinquedos com sucatas, fica restrito às aulas de arte, enquanto professores poderiam desenvolver também este trabalho nas áreas de teatro, música, ciências etc, integrando aos conhecimentos que são ministrados.
A relação da brincadeira e o desenvolvimento da criança permite que se conheça com mais clareza importantes funções mentais, com o desenvolvimento do raciocínio da linguagem.
Sendo a brincadeira resultado de aprendizagem, e dependendo de uma ação educacional voltada para o sujeito social criança, devemos acreditar, que adotar jogos e brincadeiras como metodologia curricular, possibilita à criança base para subjetividade e compreensão da realidade concreta.
É preciso que os professores se coloquem como participantes, acompanhando todo o processo da atividade, mediando os conhecimentos através da brincadeira e do jogo, afim de que estes possam ser reelaborados de forma rica e prazerosa.
Se os estímulos estiverem adequados ao estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, as experiências vividas constituirse-ão em aprendizagens ricas e duradouras.
No contexto escolar, propor brincadeiras como aprendizagem, aproxima-se do trabalho. Evidencia-se que o brincar transformado em instrumento pedagógico na Educação, vai favorecer a formação da criança para cumprir seu papel social, e mais tarde de adulto.


Angela Cristina Munhoz Maluf - Ms. em Ciências da Educação,docente de graduação e pós-graduação,psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e Especial, escritora, palestrante e consultora de projetos.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=270

Vida
Pe. Fábio de Melo
Composição: Rosa Girón / C. Gomes / Escolar / Vs Cláudio Rabello
Pelas ruas da cidade, pessoas andam no vai e vem
Não vêem o cair da tarde, dando os seus passos como um reféns
De uma vida sem saída, vida sem vida, mal ou bem
Pelos bancos desses parques, ninguém se toca sem perceber
Que onde o sol se esconde o horizonte tenta dizer
Que há sempre um novo dia, a cada dia em cada ser
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura,
Para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de se além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
Pelos becos pelos bares pelos lugares que ninguém vê
Há sempre alguém querendo
Uma esperança sobreviver
Cada rosto é um espelho
De um desejo de ser de ter
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura,
Para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de se além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
Cada rosto é um espelho
De um desejo de ser de ter
Talvez quem sabe por esta cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E ter vontade de se dar aos outros sem medida
A qualidade de poder viver vida,vida
Vida Vida

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Início do blog


Olá!!!
Seja Bem-vindo(a) ao meu blog!!!

Meu nome é Suéllen, sou professora, e trabalho com a Educação Infantil, na rede municipal de São Miguel Arcanjo-SP.
Participo do curso Proinfo,e em função dele, criei esse blog.
Estou muito empolgada com esse novo meio de compartilhar experiências.
Espero aprender muito e poder contribuir também!!!